A natureza do suprimento de água na terra é definida por certas propriedades da água. Essas propriedades incluem sua composição, sua estrutura química, e seus traços físicos. Aqui vão dez fatos sobre os atributos da água.

1. Água pura não tem gosto, cor ou cheiro. É apenas nos minerais e nas impurezas que ela começa a ter essas propriedades.

2. Na molécula da água, há dois lados: um lado positivo onde dois átomos de hidrogênio estão ligados a um átomo de oxigênio, e um lado negativo do lado oposto ao átomo de oxigênio.

3. Os lados opostamente carregados de quaisquer duas moléculas de água se juntam porque o positivo atrai o negativo. Isso faz as moléculas de H2O se juntarem. Essa aderência dá a esse fluído uma alta tensão superficial, porque as gotas se agrupam.

4. Esse fluído também é melhor para dissolver outras substâncias do que qualquer outro líquido na terra. Ele dissolve e coleta uma multidão de minerais e elementos químicos enquanto flui sobre a terra.

5. Água pura não é nem ácida nem alcalina. Ele tem um fator pH neutro de 7. Água salgada tem um valor de pH mais alto, e então ele é mais alcalino.

6. Uma de suas propriedades é que ela pode ser encontrada naturalmente em todos os três estados da matéria – sólida como neve, gelo ou granizo; líquida como chuva ou fluídos nos canais da terra; e gasosa em vapor. A temperatura não tem que ser manipulada, porque todos os três estados estão dentro da variação de temperatura da terra.

7. O gelo é menos denso do que a água, e é por isso que o gelo flutua. Isso é incomum nas substâncias da terra, porque a maioria das substâncias é mais densa quando está sólida.

8. Água é uma excelente fonte de absorção de calor. Ela evita que as estações mudem de repente. Ela também é usada por indústrias para ser livrar do calor em suas fábricas.

9. Quando o vapor volta à forma líquida, ele se condensa. Isso pode acontecer na lateral de um vidro, na sua respiração num dia frio de inverno, ou nas nuvens acima da terra.

10. Sobre, dentro e acima da terra, a água não é nem ganha nem perdida. Ela permanece num nível constante, mas ela se move entre estados e entre localizações. Isso é do que se trata o ciclo hidrológico. A água é uma substância incomum de vários modos, mas uma coisa é certa. Humanos, plantas, e animais precisam desse fluído vital para viver, sites em geral.